quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Encontre locais para realização de exames de laringoscopia indireta:



Em Conselheiro Lafaiete: 

Dr. Natanael Alves
Av. Pedro II, 255 – São Sebastião – Tel: (31)3761-6640



Em Congonhas:

Dr. Natanael Alves
Rua Padre João Pio, 175 – Centro – Tel: (31)3731-4105







Para que serve a Laringoscopia?








       A videolaringoscopia é um exame realizado com o objetivo principal de visualizar a estrutura interna da faringe e da laringe. Através desse procedimento é possível observar características fisiológicas, como a mobilidade das estruturas durante a fala e a deglutição, e também a presença de lesões benignas ou malignas.


       Para realizar o exame o médico utiliza um aparelho chamado endoscópio. Esse equipamento possui uma câmera que possibilita a filmagem da garganta. Alguns aparelhos possuem também uma luz específica (estroboscópica) que facilita a visualização do movimento das pregas vocais.

       O exame é realizado pelo otorrinolaringologista, e pode ser feito no consultório médico. Normalmente não é doloroso, mas pode causar sensação de náusea em algumas pessoas. Por isso, é aconselhável que o paciente fique pelo menos duas horas de jejum antes do procedimento. Entretanto, não há qualquer restrição após a realização do exame.

       A videolaringoscopia permite diagnosticar diversas alterações na garganta, como o acometimento das pregas vocais (ex. paralisia, nódulo, pólipo, fenda etc), ou a presença de alterações anatômicas, ou, ainda, um eventual tumor.

       Há várias indicações para a realização do exame, como nos casos de tosse crônica, rouquidão ou dificuldade para engolir, presença de caroços no pescoço ou suspeita de câncer de garganta. O exame pode ser solicitado, ainda, no acompanhamento dos tabagistas crônicos. A videolaringoscopia também é realizada em algumas avaliações pré-admissionais, especialmente para profissionais que utilizam muito a sua voz, como é o caso de professores.